Gigante tecnológico russo VK regressará à Rússia
Fonte: Notícias ao Minuto O gigante tecnológico russo VK, proprietário da principal rede social russófona, Vkontakte, anunciou hoje que vai transferir seu domicílio da Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal onde esteve registrado desde 2005, de volta para a Rússia. Essa decisão ocorre em um momento em que a Rússia está incentivando suas empresas, especialmente aquelas sediadas em países considerados "hostis", a retornarem ao país para apoiar a economia nacional, em meio ao conflito na Ucrânia. A VK, muitas vezes comparada ao Facebook, afirmou em comunicado que a decisão de mudar a localização das operações do grupo das Ilhas Virgens Britânicas para a Rússia foi "aprovada" pelos acionistas e pela administração do gigante tecnológico. Questionado sobre a decisão e suas motivações, o grupo russo VK ainda não havia respondido até o final da manhã de hoje. A VK será registrada na ilha de Oktiabrski, na região ocidental de Kaliningrado, que é uma das zonas econômicas especiais criadas para atrair investimentos e empresas "offshore" russas. Com essa mudança, o grupo deixará de estar cotado na Bolsa de Valores de Londres. Fundado em 1998 com o nome de Mail.ru, o grupo alterou seu nome para VK em 2021 e é um dos principais atores da Internet em língua russa. Atualmente dirigido por Vladimir Kirienko, que está sob sanções europeias, britânicas e norte-americanas aprovadas contra a Rússia, o VKontakte possui cerca de 85 milhões de usuários ativos por mês e é a rede social mais popular na Rússia, empregando mais de 11.000 pessoas
TECNOLOGIAINOVAÇÕESEXCLUSIVOMAIN
Victorino Chivembe Katchimbombo
8/11/20231 min read


Fonte: Notícias ao Minuto
O gigante tecnológico russo VK, proprietário da principal rede social russófona, Vkontakte, anunciou hoje que vai transferir seu domicílio da Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal onde esteve registrado desde 2005, de volta para a Rússia.
Essa decisão ocorre em um momento em que a Rússia está incentivando suas empresas, especialmente aquelas sediadas em países considerados "hostis", a retornarem ao país para apoiar a economia nacional, em meio ao conflito na Ucrânia.
A VK, muitas vezes comparada ao Facebook, afirmou em comunicado que a decisão de mudar a localização das operações do grupo das Ilhas Virgens Britânicas para a Rússia foi "aprovada" pelos acionistas e pela administração do gigante tecnológico.
Questionado sobre a decisão e suas motivações, o grupo russo VK ainda não havia respondido até o final da manhã de hoje.
A VK será registrada na ilha de Oktiabrski, na região ocidental de Kaliningrado, que é uma das zonas econômicas especiais criadas para atrair investimentos e empresas "offshore" russas. Com essa mudança, o grupo deixará de estar cotado na Bolsa de Valores de Londres.
Fundado em 1998 com o nome de Mail.ru, o grupo alterou seu nome para VK em 2021 e é um dos principais atores da Internet em língua russa.
Atualmente dirigido por Vladimir Kirienko, que está sob sanções europeias, britânicas e norte-americanas aprovadas contra a Rússia, o VKontakte possui cerca de 85 milhões de usuários ativos por mês e é a rede social mais popular na Rússia, empregando mais de 11.000 pessoas