Papa sugere abertura para bênçãos a união de pessoas do mesmo sexo

O papa Francisco parece indicar a possibilidade de padres abençoarem casais do mesmo sexo, desde que isso seja feito de forma restrita. Francisco expressou sua opinião em resposta a cinco perguntas feitas por cardeais conservadores de diferentes partes do mundo, incluindo Ásia, Europa, África, Estados Unidos e América Latina. Fonte: guiame.com.br (com informações da Reuters) POR:Victorino Chivemebe

NOTCIAIGREJASEXCLUSIVONAÇÕES

Victorino Chivemebe Katchimbombo

10/5/20231 min read

Francisco expressou sua opinião em resposta a cinco perguntas feitas por cardeais conservadores de diferentes partes do mundo, incluindo Ásia, Europa, África, Estados Unidos e América Latina.

Os cardeais enviaram ao papa um conjunto de perguntas formais, conhecidas como "dubia" (“dúvidas”, em tradução do latim), relacionadas a questões ligadas a uma reunião global que estava programada para começar no Vaticano na quarta-feira.

A resposta ponderada do papa diferiu de uma decisão explícita contrária a tais bênçãos, que foi emitida pelo escritório doutrinário do Vaticano em 2021.

Em sua resposta de sete pontos, Francisco enfatizou que a Igreja mantém a clareza de que o sacramento do matrimônio é reservado apenas para a união entre um homem e uma mulher, sendo aberto à procriação.

Ele também destacou que a Igreja deve evitar qualquer outro ritual ou rito sacramental que contradiga esse ensinamento.

Ainda assim, ele disse que "a caridade pastoral deve permear todas as nossas decisões e atitudes", acrescentando que "não podemos ser juízes que apenas negam, rejeitam e excluem".

Em algumas ocasiões, afirmou ele, os pedidos de bênçãos eram uma forma pela qual as pessoas buscavam a graça de Deus para melhorar suas vidas, mesmo que envolvessem atos que fossem "objetivamente moralmente inaceitáveis".

Francis DeBernardo, diretor executivo do New Ways Ministry, uma organização que promove a inclusão de católicos LGBT na Igreja, expressou que, embora a resposta não tenha sido uma aprovação direta e contundente das bênçãos, ela foi muito bem recebida.